domingo, 18 de janeiro de 2015

0 A Missão de Paz e Justiça - René Padilla



Tanto no Antigo Testamento como Novo, encontramos muitas referências à justiça de Deus. A declaração feita no Salmo 11.17 ocorre com frequência, especialmente nos livros proféticos e os livros poéticos: "O Senhor é justo, ele ama a justiça". Porque Deus é justo e ama a justiça, esta não é apenas uma convenção social ou um valor humano, mas um mandamento divino.

Como Abraham J. Heschel diz: “A justiça não é apenas a relação entre a pessoa e seu próximo; é um ato que envolve Deus, uma necessidade divina”. Ela está intimamente ligada à compaixão pelos oprimidos, os fracos, os marginalizados. É sobre a atitude de Deus para com os necessitados, os fracos, os deserdados, presa fácil da opressão dos poderosos. Ela é uma "opção pelos pobres".

Isso não significa, no entanto, que os tribunais de Israel, o povo de Deus, os juízes devem exercer favoritismo para beneficiar os pobres, e isso é tão importante como a obrigação de não exercer ou para favorecer o rico. De modo nenhum! O slogan é claro: "Não perverter a justiça ou mostrar parcialidade em favor dos pobres ou os ricos, mas julgar todos de forma justa" (Lv 19:15).

Justiça vai além do favoritismo no tribunal. Tem a ver com o reconhecimento pleno do direito de que todas as pessoas, ricas e pobres têm de satisfazer as suas necessidades básicas, começando com o poder do corpo. E, como em qualquer sociedade vítimas de estupro e outros direitos humanos que são comumente aqueles que não podem se defender. De novo e de novo a lei de Deus refere-se ao cuidado especial que essas pessoas necessitam. Pontos nesse sentido Deuteronômio 24: 17-21:

“Não negue seus direitos ao estrangeiro, nem ao órfão, nem tome sobre penhor o manto da viúva. Lembre-se que vocês eram escravos no Egito e que o Senhor, teu Deus, te fez lá fora. Portanto eu te ordeno a agir com justiça. Quando você estiver colhendo em seu campo e você esquecer um maço, não volte para ele. Assim, o Senhor teu Deus abençoará toda a obra das tuas mãos. Quando você colher nas suas oliveiras, não vá ao longo dos ramos das azeitonas, mas deixa o que resta para o estrangeiro, o órfão e a viúva. Quando você colher as uvas da tua vinha, não recolher aglomerados, deixe o que resta para o estrangeiro, o órfão e a viúva. Lembre-se que você eram escravos no Egito. Portanto eu te ordeno a agir com justiça”.

A trilogia é composta da viúva, o órfão e o estrangeiro, que se repete em todo o Antigo Testamento, o que representa o setor mais vulnerável em relação à violação dos direitos humanos. De acordo com a lei de Deus, a ação da justiça que se expressa em termos de assegurar que suas necessidades básicas sejam atendidas não é opcional, mas obrigatória. É uma ação que tem como modelo em que o próprio Deus fez para libertar Israel da escravidão no Egito, e começa com o fornecimento necessário para satisfazer as necessidades humanas básicas. O povo de Deus reflete Deus, na medida em que atue como ele agiu com o povo escolhido. "Ele defende a causa do órfão e da viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe comida e roupas. Além disso, você deve amar por alienígenas, pois vocês foram estrangeiros no Egito "(Dt 10: 18-19).

René Padilla. 
      
Texto traduzido do espanhol para o português pelo google tradutor, e corrigido por Marcos Aurélio dos Santos. 

Fonte:  /www.kairos.org.ar/blog/

0 comentários:

Postar um comentário

 

ALEF - Associação dos Líderes Evangélicos de Felipe Camarão Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates