Tanto no Antigo Testamento como Novo, encontramos muitas
referências à justiça de Deus. A declaração feita no Salmo 11.17 ocorre com
frequência, especialmente nos livros proféticos e os livros poéticos: "O
Senhor é justo, ele ama a justiça". Porque Deus é justo e ama a justiça,
esta não é apenas uma convenção social ou um valor humano, mas um mandamento
divino.
Como Abraham J. Heschel diz: “A justiça não é apenas a
relação entre a pessoa e seu próximo; é um ato que envolve Deus, uma
necessidade divina”. Ela está intimamente ligada à compaixão pelos oprimidos,
os fracos, os marginalizados. É sobre a atitude de Deus para com os
necessitados, os fracos, os deserdados, presa fácil da opressão dos poderosos.
Ela é uma "opção pelos pobres".
Isso não significa, no entanto, que os tribunais de Israel,
o povo de Deus, os juízes devem exercer favoritismo para beneficiar os pobres,
e isso é tão importante como a obrigação de não exercer ou para favorecer o
rico. De modo nenhum! O slogan é claro: "Não perverter a justiça ou
mostrar parcialidade em favor dos pobres ou os ricos, mas julgar todos de forma
justa" (Lv 19:15).
Justiça vai além do favoritismo no tribunal. Tem a ver com o
reconhecimento pleno do direito de que todas as pessoas, ricas e pobres têm de
satisfazer as suas necessidades básicas, começando com o poder do corpo. E,
como em qualquer sociedade vítimas de estupro e outros direitos humanos que são
comumente aqueles que não podem se defender. De novo e de novo a lei de Deus refere-se
ao cuidado especial que essas pessoas necessitam. Pontos nesse sentido
Deuteronômio 24: 17-21:
“Não negue seus direitos ao estrangeiro, nem ao órfão, nem
tome sobre penhor o manto da viúva. Lembre-se que vocês eram escravos no Egito
e que o Senhor, teu Deus, te fez lá fora. Portanto eu te ordeno a agir com
justiça. Quando você estiver colhendo em seu campo e você esquecer um maço, não
volte para ele. Assim, o Senhor teu Deus abençoará toda a obra das tuas mãos.
Quando você colher nas suas oliveiras, não vá ao longo dos ramos das azeitonas,
mas deixa o que resta para o estrangeiro, o órfão e a viúva. Quando você colher
as uvas da tua vinha, não recolher aglomerados, deixe o que resta para o
estrangeiro, o órfão e a viúva. Lembre-se que você eram escravos no Egito.
Portanto eu te ordeno a agir com justiça”.
A trilogia é composta da viúva, o órfão e o estrangeiro, que
se repete em todo o Antigo Testamento, o que representa o setor mais vulnerável
em relação à violação dos direitos humanos. De acordo com a lei de Deus, a ação
da justiça que se expressa em termos de assegurar que suas necessidades básicas
sejam atendidas não é opcional, mas obrigatória. É uma ação que tem como modelo
em que o próprio Deus fez para libertar Israel da escravidão no Egito, e começa
com o fornecimento necessário para satisfazer as necessidades humanas básicas.
O povo de Deus reflete Deus, na medida em que atue como ele agiu com o povo
escolhido. "Ele defende a causa do órfão e da viúva, e ama o estrangeiro,
dando-lhe comida e roupas. Além disso, você deve amar por alienígenas, pois
vocês foram estrangeiros no Egito "(Dt 10: 18-19).
René Padilla.
Texto traduzido do espanhol para o português pelo google tradutor, e corrigido por Marcos Aurélio dos Santos.
Fonte: /www.kairos.org.ar/blog/
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