sábado, 1 de novembro de 2014

0 Congresso ALEF reuniu mais de 400 pessoas em Natal

Cerca de 400 pastores e líderes, vindos de dez estados do Norte e Nordeste do Brasil, reuniram-se na cidade de Natal, RN, para participar de plenárias, painéis, seminários, oficinas, sob o tema “A Igreja e sua Missão Transformadora”, na Igreja do Nazareno Central. Entre os preletores, Stephen Langha (Uganda), Dr. Pedro Arana Quiroz (Peru), Ariovaldo Ramos, Dr. Sérgio Lyra, Antonio Carlos Costa, João Costa, Wilson Costa, Tiago Nogueira, Ane e Bruce Borquit, Leandro Silva, Ediomare Nóbrega.

O Congresso está dentro de um movimento de expressão de unidade do Corpo de Cristo, que acontece neste dias na igreja evangélica brasileira, com irmãos e irmãs de diferentes denominações evangélicas, tradicionais e pentecostais, atuantes na região. O momento alto foi a celebração da Ceia do Senhor, com a participação de todos. No pão e no cálice, lembrando a morte redentora de Jesus, a Igreja de Cristo se percebe aliançada nEle e unida em torno da proclamação e do serviço.

Segundo o pastor e teólogo Pedro Arana, do Peru, que pregou na noite de quinta, baseado no primeiro capítulo do evangelista Marcos, "Jesus Cristo é o modelo que a Igreja tem para seguir e imitar, pois veio para proclamar por palavras e manifestar por obras o Reino de Deus". Ariovaldo Ramos, na noite de abertura, lembro aos presentes que "é Cristo mesmo que edifica a sua Igreja. E que as portas do inferno não resistem à Igreja de Cristo que age sob o seu poder e para realizar a sua obra já neste mundo". Pastor Sérgio Lyra, na noite de sexta, lembrou que "a igreja de Cristo é sal e luz neste mundo e que missionários são todos os que fazem parte da igreja, onde estão e aonde vão". Assim, o povo de Deus presente a este Congresso foi grandemente desafio a transformar o mundo pela vivência e proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, pela manifestação de amor a Deus através do amor ao mundo que Deus ama e por quem enviou e deu seu Filho Jesus Cristo.

À luz do texto bíblico do evangelista Marcos, que relata a prisão, condenação, tortura e morte de Jesus, o Pr. Antônio Carlos Costa, pastor presbiteriano e fundador da ONG Rio de Paz, trouxe uma palavra tipicamente profética, sobre as omissões que ocorrem por parte da igreja quanto às violações que ocorrem por conta dos desmandos dos governantes, da violência do aparato das forças públicas, das condenações sumárias com execuções à margem da lei, das prisões abarrotadas de pessoas que não foram julgadas e tantas que nem crimes cometeram. Costa mencionou ainda que os filmes "Tropa de Elite 1 e 2" não se tratam de ficção, mas da realidade com é nua e crua. E a igreja precisa, à luz dessa realidade, clamar pela volta de Cristo, orar para perseverar na esperança e não tornar-se cinicamente, e engajar-se de maneira prática com a defesa da justiça na sociedade brasileira, sob pena de nós tornarmos irrelevantes e perdermos a credibilidade como povo de Deus.

• Wilson Costa é pastor presbiteriano e diretor executivo da Aliança Evangélica

0 comentários:

Postar um comentário

 

ALEF - Associação dos Líderes Evangélicos de Felipe Camarão Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates